A Ruta del Cares

A Ruta del Cares é um percurso pedestre situado bem no meio dos Picos da Europa (por outras palavras, nas Astúrias, Espanha) e que tem um comprimento total de 24 quilómetros (ida e volta) dos quais só fiz metade por ser a parte mais gira do percurso. Localiza-se ao longo do rio Cares (daí o nome!), começando quase que com os pés na água e ao longo do troço a altitude vai aumentando até que o rio esteja a uns bons metros dos nossos pés. É um percurso realizado junto a um desfiladeiro e não é (de todo!) recomendável para quem tem medo de alturas e/ou vertigens. 

Quando fui estávamos no pico do Verão e fez-se bastante bem. Mas o que tem de tão especial um percurso pedestre no meio das montanhas? As pontes, a beleza natural do lugar, o sentimento que somos coisas tão pequenas ao lado de uma gigante montanha que mesmo no meio de Agosto tem neve no cimo, adrenalina de pisar grades (tipo sky walk) e de só voltar a ter chão metros e metros a baixo, as grutas atravessadas ao longo do percurso e o ar puro em redor. Estamos como que abraçados pela natureza. 

Embora à beira de uma grande inclinação não achei perigoso  pois o troço era largo o suficiente para se andar confortavelmente, temos (obviamente) que ter cuidado para não ocorrem infelizes acontecimentos já que estamos por nossa conta. Já na vinda é fabuloso refrescar-mo-nos no Cares onde a água é mesmo geladinha! Considero o terreno de dificuldade média e a própria dificuldade do percurso (embora eu tenha preparação física) vou considerar baixa/média. Há imensas pessoas a fazer a Ruta del Cares e este caminho recebe milhares de visitantes anualmente!  Imperdivel para os amantes de caminhadas que valem bem pena. Curiosos? Em vez de uma imagem, deixo-vos um vídeo para se deliciarem com o local!

2 comentários:

  1. Não tenho propriamente medo de alturas, é mais de lugares altos desprotegidos. Por muito que a paisagem seja lindíssima (no vídeo percebe-se logo), acho que ia morrer de medo de cair! Como o caminho é "largo" acho que a única maneira de conseguir fazer a caminhada seria encostadinho à montanha haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar