Arte Urbana ou Vandalismo?

Vi imensos tweets sobre o tema "Arte ou Vandalismo" e senti-me muito tentada a explicar aquilo que penso sobre o assunto devido a já ter visto discussões sobre o mesmo. Mas afinal, quais são as diferenças? A principal e a que distingue mais facilmente uma da outra é se foi autorizado pelo dono do local, pelo município ou outras autoridades do género é arte urbana. se for arte realizada sem o consentimento do proprietário do sítio é vandalismo. Simples. Não interessa o quão bem feito está, a técnica, a perspectiva, os materiais, o contexto do local, ou sequer quem o fez, só é arte urbana se o local for concedido ao artista. 


5 comentários:

  1. Desde muito cedo que reservo uma opinião severa para com este tipo de "arte". Arte não é a quantidade de comboios da minha cidade que se encontram completamente decorados com letras de grupos grafitistas. Arte não são as paredes do ginásio por onde passo todos os dias. A arte existe sim e pode ser consentida ou não. Mas vandalismo é uma questão diferente. E tens toda a razão naquilo que dizes, Leonor.

    ResponderEliminar
  2. Foi um dos temas que abordei no meu trabalho de 12ano, há muitos anos atrás, e ainda é atual. Mas como disseste, nem tudo pode ser considerado arte se ao mesmo tempo é considerado crime!

    ResponderEliminar
  3. Por muito bonito que o graffiti seja, tecnicamente tens razão, se não tiver o consentimento do proprietário é considerado vandalismo. Era o mesmo que alguém se lembrar de desenhar uma caricatura no muro da minha casa. Mesmo que fosse fantástica, não ia querer aquilo ali. Deviam criar mais espaços para estes artistas poderem colocar a sua arte em prática.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  4. Para mim não deixa de ser arte, arte ilegal de facto, mas arte.

    ResponderEliminar