2013-2016

Acho que devemos finalizar capítulos bons da nossa vida com um texto como um marco assim como fazemos com viagens e acontecimentos especiais e os últimos três anos merecem um marco na minha vida e no espelho dela - o blogue. Terminei as aulas do 3º Ciclo na sexta-feira, algo muito esperado desde 2013 quando entrei pelas portas de uma escola nova e diferente. Foi me imposto muita coisa, aprendi muito e fiz grandes memórias.

A Leonor de Junho de 1016 já não se vê como a miúda de Setembro de 2013. Somos pessoas muito diferentes e mudamos imenso, física e psicologicamente. Um instituto de ensino novo foi o primeiro passo para um novo eu. Para uma rapariga numa "escola de gente grande", para o meu estilo, para o meu psicológico. Fui convidada a arriscar e pus muitas inseguranças de lado. Pode parecer estranho mas o ambiente em que tenho estado nos últimos anos e o clima de aceitação de tudo no meu grupo de amigos ajudou-me a pôr o pé fora da minha zona de conforto. Andei de saia (que eu juro, era algo que eu nunca esperei vir a acontecer), mas também andei de calças de fato-de-treino e sweat e cortei muito o cabelo. O ambiente influenciou-me de uma boa maneira e por isso eu hoje sou mais Leonor e muito mais aquilo que sempre quis ser. 

Nos últimos três anos fui desafiada a saltar barreiras e a ser melhor. Tive muito boas notas e muito más notas. Tive resultados estrondosos e tive recuperações inacreditáveis. Aprendi a estudar e fui basicamente obrigada a isso. Não foi nada fácil adaptar-me a este regime muito mais difícil. Mas adaptei-me e sobrevivi para contar a história. Tive professoras detestáveis e tive professoras que me marcaram. E um gigante obrigada a elas por para além de me ensinarem matérias me ensinarem a ser melhor pessoa e por nos ajudarem e por estarem sempre dispostas não a tornar-nos grandes cérebros mas sim grandes cidadãos do mundo.  

Aos meus amigos e colegas que nunca me deixaram sozinha, que me consolaram depois dos raspanetes, que reclamaram comigo e que celebraram as minha vitórias, e eu as deles. Cheguei àquele local com duas amigas e multipliquei várias vezes este número. Conheci amigos que espero que sejam para a vida! Fizemos muita parvoíce, rimos quando não devíamos, organizá-mos presentes, festas e surpresas e fizeram me rir muitas vezes. Vamos seguir caminhos diferentes e talvez os corredores do nosso quotidiano não se cruzem e por isso merecem um grande agradecimento. Parabéns às pessoas que se sentaram ao meu lado e me aturaram com a minha cara de sono pela manhã, com as minhas reclamações e com os meus dilemas e alegrias, estou extremamente grata por todos vocês terem dado o vosso contributo para a rapariga que sou hoje. Obrigada pelas piadas, pelos jogos de voleibol a toda a hora, pelos sorrisos, pelas piadas parvas, pelas fotos com caras engraçadas pelos abraços, pelo ambiente familiar e pelo The Lunch Club. Conheci, reconheci e fortaleci amizades que espero que nunca se desvaneçam. No inicio éramos estranhos, pessoas que se olhavam de lado e que se julgavam sem conhecerem e que se tornaram companheiros de dias impossíveis e de matérias intragáveis mas também de dias solarengos. Foram os papéizinhos trocados, as opiniões e sugestões de filmes e séries e os livros partilhados de mão dada com as private jokes mais tótós e as piadas sem piada. Criei amizades que não só estão presentes no interior do recinto escolar mas também no seu exterior. Fiz amizades que foram capazes de marcar presença em momentos muito importantes da minha vida e eu nas deles e isto é impagável. E aos meus pais e ao meu irmão por toda a motivação e apoio dado a toda a hora.

Se tudo correr como planeado, continuarei no mesmo estabelecimento de ensino mas numa turma nova, num ciclo novo onde tudo vai ser diferente e em que vai ser tudo a matar. É algo que esperava à muito tempo (livrar-me de fisico-química e matemática!!!!) e vou finalmente poder focar-me naquilo que realmente me apaixona - a História e as línguas -  e começar a traçar o meu futuro. As coisas ainda se vão dificultar mais mas é algo que quero à tanto! Dizem que vem aí uma das melhores etapas da minha vida e espero mesmo que assim seja!

Os últimos três anos foram extremamente importantes para a formação da minha pessoa. Aprendi do que gostava, do que não gostava, do que queria, do que não queria. Tive grandes experiências, fiz figuras tristes, superei medos e fiz coisas das quais não me orgulho. Os últimos anos não foram fáceis mas foram feitos com sucesso e com aprendizagens para além das que vêm escritas nos livros. Há quem conclua o secundário, há quem conclua a faculdade, eu conclui o terceiro ciclo (faltam só os exames) e isto precisava de um marco, aparentemente um enorme marco. Obrigada a todos. Mesmo.


9 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente quando terminei o 9º ano, com exames, com papeladas para tratar por causa da escolha do curso, a andar de um lado para o outro a procurar Nutricionistas para saber se era mesmo isto que eu queria, a ver outras profissões e a falar abertamente com elas... Sempre fiquei muito dividida na altura de escolher o curso. História sempre foi um grande amor para mim e pesava na balança o suficiente para aturar línguas mas matemática e química eram também duas grandes paixões minhas. Acabei por deixar a minha profissão de sonho escolher o caminho e ainda bem que o fiz. E olho para aquela Inês, com tanto pela frente e com tanto ainda por viver...
    Estás numa das melhores etapas, Leonor: a etapa em que temos um camião cheio de coisas para aprender, viver e crescer. Estás na fase de abrir os braços e receber tudo, o bom e o mau, os momentos de vitória e de desilusão, estás na etapa em que vais criar para ti conselhos cada vez mais específicos ao teu carácter e que te permitirão seres uma Leonor ainda mais mulher do que (já) és. Aproveita, aproveita muito, abraça tudo e saboreia todos esses momentos como se fossem a última fatia de cheesecake. Aproximam-se os melhores anos da tua vida e têm tudo para te fazer feliz. Basta manteres-te aberta para isso, como tens feito até agora.
    Parabéns miúda! :D

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, muitos parabéns por teres concluído esta fase inicial de muitos acontecimentos que aí se aproximam! Quando terminei o 9°, já tinha a certeza daquilo que queria fazer e, após terminar o secundário, penso que não poderia ter escolhido melhor o curso que escolhi! Penso que foste uma das pessoas que leu a minha retrospetiva destes três anos, mas nunca é demais frisar que foram três anos recheados de muitos momentos e que me ofereçam muitas recordações para o futuro!
    Portanto, desejo-te três anos de secundário maravilhosos e peço-te que aproveites até os momentos de maior dificuldade, pois são esses que nos ensinam a crescer e a enfrentar o mundo de cabeça erguida! Aposto que conhecerás pessoas fantásticas!
    Boa sorte com esses exames!
    Beijinhos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  3. Às vezes esqueço-me do tão novinha és, já que tens tanta maturidade, miúda!!! Muitos parabéns e boa sorte para os exames!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. O melhor está sempre para vir :) Aproveita bem o secundário!

    ResponderEliminar
  5. Acho que fazes muito bem em celebrar este marco. É tão legítimo como acabar a faculdade ou o secundário. Ainda bem que sentiste que cresceste imenso durante o terceiro ciclo, porque essa sensação de desenvolvimento pessoal, as memórias e as pessoas que ficam para a vida são mesmo as melhores coisas que retiramos de qualquer etapa.

    Boa sorte para o secundário e aproveita o Verão em grande :)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo final desta etapa e claro que merece um grande marco ! :)

    ResponderEliminar
  7. Identifiquei-me muito,pois também acabei agora o 3º ciclo!
    Na parte dos amigos custou-me a adaptar a tantas coisas novas mas acho que este foi o melhor ano nesses sentido!
    Espero que tu, e que eu, tenhamos sorte para o que vamos enfrentar a seguir
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar