PortugalGym 2016

Esta foi a minha terceira participação na Festa Nacional da Ginástica e tivemos sorte que a viagem não durou muito, contrariamente às duas a que fui anteriormente, Loulé e Guimarães. A organização aproveitou o fim-de-semana prolongado para realizar o enorme evento com cerca de 4000 participantes e no geral foi bom. Não conhecia a cidade e foi giríssimo passear pelas suas ruas. Admito que Loulé, no ano passado, foi muito melhor, pelas pessoas, pela cidade em si, pelo almoço de convívio e pela gala.

Foram as praxes e uma treinadora a chamar-nos para mostrar-mos as suas alunas como era uma verdadeira praxe de ginastas (sim, nós praxamos mas em nada tem a haver com as praxes universitárias excepto, obviamente, o nome). Foram as meninas que vieram ter connosco a elogiar os nosso fatos, as trocas de usernames e de olás com outras ginastas. Foram os banhos de água quente (que não se apanha todos os dias!), as pessoas a tomar banho às duas da manhã e às sete da manhã, foi o estudar à luz da lanterna, as reuniões secretas, as fotografias artísticas, as actuações, as cantorias na rua, o ir tomar o pequeno-almoço de pijama e de meias e chinelos e ninguém te dizer nada. Foi coser o fato minutos antes de entrar porque as costuras rebentaram e o arco que se partiu - felizmente - já no final da actuação (confesso que me ia desmanchando a rir) e as cinquenta mil milhões de actuações ao som da "Dia de Folga" da Ana Moura e  foi obviamente o meu aniversário pelo meio. 

A gala foi uma desilusão na vertente que mais me apaixona, obviamente, a ginástica rítmica, e teve coisas giríssimas de acrobática como a recriação d'A Alice no País das Maravilhas de uns ginastas da Escola Secundária Almeida Garrett que estava BRUTAL, para não falar nos fatos e nos adereços que estavam incríveis e dos ginastas do GimnoFrielas que venceram Menção Diamante! Houve uma homenagem aos ginasta que este ano vão participar nos Jogos Olímpicos (nas disciplinas de Ginástica de Trampolins, Ginástica Artística Feminina e Masculina) e de todos os ex-Olímpicos, atletas, treinadores e juízos, muito bonito! Habitualmente há somente uma gala no último dia à noite onde actuam "os melhores" do país (ou então as classes e os clubes que têm nome) mas este ano houve duas pois o pavilhão não tinha espaço suficiente para todos os ginastas. Uma à noite como sempre e uma de manhã. Obviamente não temos a mesma energia e a mesma pica de manhã que temos à noite! Então eu fui à da manhã e foi uma lástima, o público estava mortinho e muitas actuação que queria ter visto que foram à noite (como rítmica individual, tumbling ou ginástica solidária) não foram de manhã. Foi uma pena e foi a pior gala a que já assisti. 

Apesar de tudo, foi bom, a organização - mais uma vez - não foi a melhor mas divertimos-nos tirámos fotografias giras e sobretudo desfrutamos do momento. Mal posso espero do evento que vem no próximo ano e espero mesmo que seja numa localidade cheia de coisas giras para fazer! Até para o ano, PortugalGym! Vais deixar imensas saudades!




Sem comentários:

Enviar um comentário