TRAVEL GUIDE: PARIS | Museé de l'Orangeie

Este é um museu muito pequenino que fica pertinho do Jardin des Tuileries (que já agora é muito bonito de passear!) e que se vê todo em meia hora ou quarenta e cinco minutos, sim é mesmo pequenino. Contém pintura impressionista e pós impressionista e fica na Place de la Concorde, um dos locais centrais da cidade. Contém Picasso, Rousseau, Cézane, Mátisse, Monet, Renoir entre outros mas o que nos atraiu a este museu foi mesmo os nenúfares que vimos ao vivo em Giverny, sim outra vez. O Monet pintou nenúfares e os seus belíssimos jardins imensas vezes e esta foi mais uma oportunidade para ver a versão em tela de um local tão esplendoroso como os jardins do Monet em Giverny. Mas não são quadros de tamanhos ditos normais (para mim normal é um quadro do meu tamanho ou menor), não, os quadros são gigantes e estes cobrem as paredes de várias salas ovais. São salas silenciosas onde reina o bom estado de espírito e a calma que as cores dos nenúfares transmitem. Aquilo que mais gosto na arte impressionista é que de perto parecem borrões de cor à toa mas de longe fazem sentido todas as manchas de tinta juntas, é algo impressionante que me apaixona. Depois podem ir ver as obras dos outros artistas mas as cores lindas dos nenúfares não deixam ninguém indiferente. O interior vê-se muito rápido já que o edifício foi em tempo a estufa do jardim. Eu gostei imenso, sem confusões e com toda a paz que a arte nos consegue transmitir.

A fotografia não é da minha autoria mas transmite melhor a harmonia das salas ovais do que aquelas que captei.

Sem comentários:

Enviar um comentário