EXCHANGE | Vai Acontecer!

Há anos que queria fazer isto. Ainda eu estava no segundo ciclo do ensino básico, era uma nódoa a inglês e já sonhava com isto. Está na minha lista de lifegoals desde que a criei e sempre foi uma vontade que mantive muito presente durante todos estes anos. Desde que o meu irmão foi para a Alemanha e desde que recebi um estudante alemão cá em casa sempre quis passar por esta experiência e eu consegui. Pois é, eu vou fazer intercâmbio de estudantes. Para quem não está familiarizado com o conceito, eu vou para um país europeu viver para casa de uma estudante, ter os mesmo horários, comer a mesma comida, passar pelos costumes e pela cultura mas (é aqui que as pessoas pensam erradamente) não vou para lá estudar e é somente durante uma semana. Vou através da escola e fico na capital do país em questão e vou fazer algo que me dá um enorme prazer, adivinhem lá.... passear! Exacto enquanto que os meus colegas estão em aulas (atenção que isto nunca é feito em épocas de estes e sim, exige manter a matéria em dia e estudar pelos dias todos que faltámos) eu vou andar a passear por Budapeste e... por Viena!

Devo dizer que foi algo que conquistei por mérito pessoal, não só dei um passo em frente ao candidatar-me como escrevi uma carta em inglês a mencionar todas as minhas motivações, o que passava pelo meu desenvolvimento pessoal, ser uma experiência única que talvez vá mudar a maneira como olho para o mundo, para os outros e para mim, crescer como pessoa e cidadã do mundo, experimentar um ambiente de um país muito diferente. É algo com que tenho sonhado há muito tempo e estar cada vez mais a tornar-se realidade é de encher o coração. Descrevi também a sensação incrível que sinto quando entro num avião e a felicidade que me corre pelas veias quando planeio a minha viagem. É algo que me pode ajudar num emprego futuro e algo extremamente enriquiceedor é lisonjeador ter sido escolhida para fazer parte da "team" que vai ficar alojada em Budapeste uma semana.

Vai ser como apresentar um trabalho em inglês, mas twenty four seven durante uma semana, cá e lá, porque é aquilo que me liga a mim e à minha parceira e mais algumas coisas como o amor pela fotografia e pelas viagens. Mas também somos muito diferentes e o giro vai ser encaixarmos as nossas diferenças. Tenho sítios que quero muito visitar lá (que não sei se vai ser possível pois não sou eu quem faz os programas mas sim os professores) e de coisas a experimentar nas duas capitais e também já comecei a lista o que quero fazer com a minha parceira cá. Temos falado através das redes sociais (que são um elo de ligação incrível) e acho que vai ser giro conhecermos-nos na vida real sem emojis, sem ecrãs à frente, só nós e as nossas capacidades comunicativas.

Vai ser giro porque vai ser diferente de todas as experiências que já tive. Desde as poucas horas de luz, ao frio polar que vou apanhar, uma aventura de sabores pouco convencionais, de uma moeda com a qual não estou familiarizada e de uma língua que não lembra ao diabo e o ir viajar sem os pais. Escolhi a Hungria por ser o mais diferente da minha realidade e por ser a opção que teria menor oportunidade de visitar em família e por para além de envolver divertimento vai ser muito de aprendizagem. Não é algo barato, mas acho que pela experiência vai valer cada cêntimo, cada hora dedicada a isto e toda a matéria que vou ter que me por a par na semana que vou estar fora.

Vai ser de auto descoberta e de criar laços e eu mal posso esperar. Tenho estado a poupar dinheiro para poder desfrutar desta experiência e quero levar-vos convosco tanto pelo blogue como pelo Instagram . Vai ser já em Janeiro, mal posso esperar (aliás, já não falo de outra coisa) e estou muito grata por esta oportunidade. Viena e Budapeste? Dicas e truques, conselhos e opiniões?


6 comentários:

  1. tenho a certeza que vai ser incrível! tenho pena de nunca me ter sido proposto uma coisa dessas na escola :) aproveita ao máximo!

    ResponderEliminar
  2. Nem imaginas como fico feliz por ti, Leonor! Aproveita ao máximo :)

    ResponderEliminar
  3. Sempre quis participar numa coisa dessas. Infelizmente o medo de não conseguir interagir com as outras pessoas devido ao facto que também sou uma nódoa a inglês e também pelo facto de não conseguir receber outra pessoa cá em casa. Mas acho uma experiencia incrível e tenho pessoas conhecidas que participaram e adoraram muito mesmo. Parabéns :D

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não tenho dicas para te dar, mas tenho a certeza de que vais adorar! Que oportunidade tão incrível, fico mesmo feliz por a teres agarrado, pequena!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Confesso que pensava que isto se aplicava apenas ao estudo! De qualquer forma, desejo-te a maior sorte e que aproveites ao máximo. Tenho a certeza que vai ser uma experiência incrível :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  6. Uaaau espero que te corra lindamente e que aprendas muuuito lá fora! Tenho a certeza que voltarás muito mais crescida, mais madura e mais Leonor!
    Beijinhos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar